Nada melhor que um feriado para que nós, simples mortais, nos recuperemos de um fim de semana repleto de emoções para os amantes do automobilismo, mais precisamente da Formula 1.
Tivemos o Grand Prix (GP) de São Paulo – sim, este é o nome oficial – mas aqui vou tratar de GP do Brasil. O nome local e não do país se utiliza quando temos mais de um GP no país, o que não é o nosso caso. O nome oficial pode ser GP de São Paulo, mas vou tratá-lo como GP do Brasil.
Mesmo porque, para o REI do fim de semana, ele estava no Brasil e não em São Paulo. O carinho dele é pelo Brasil todo, e não apenas por São Paulo.
O circo da Formula 1 chegou nesta semana, após o GP do México e os preparativos para o nosso GP tinham que ser rápidos. Ainda por cima porque os equipamentos de algumas equipes atrasaram no translado e deixou o tempo ainda mais apurado para elas.
Durante os preparativos, decidiram por trocar componente do motor do carro do britânico Lewis Hamilton e já souberam que ele teria que largar 5 posições atrás daquela que consquistaria no grid de largada para a prova do domingo. Ou seja, já perdeu 5 posições. E Lewis foi à pista na sexta-feira e cravou o melhor tempo: largaria na primeira posição na Sprint Race no sábado.
A apenas duas horas da corrida de sábado, que é classificatória para o grid da corrida principal, ele recebe a notificação de que havia irregularidade em seu DRS e por isso, largaria em último, 20º lugar, na corrida Sprint. Nessa, perdeu mais 20 posições. No total, perdeu 25 posições entre sexta-feira e sábado.
Enquanto isso, seu adversário direto ao título largaria na segunda posição do grid, atrás apenas de Valteri Bottas, companheiro de Hamilton na Mercedes. Com o quinto lugar na Sprint Race, Hamilton largou na 10ª posíção no grid.
E chega o domingo, dia de sol, equipes com suas escolhas de pneus e se posicionam para a largada. Verstappen larga muito bem e pula na frente. Bottas desata a perder posições enqaunto isso, Hamilton ganha 4 posições na primeira volta e após 5 voltas, já é o terceiro. E nas últimas 23 voltas, somos brindados com o embate direto entre Hamilton e Versatappen pela liderança da prova. E na volta 59, Hamilton assume a liderança de onde não sai mais.
Hamilton superou todas as adversidades pelas quais passou e recuperou nada mais, nada menos que 25 posições perdidas por infrações e por troca de componentes do motor e recebeu a bandeirada de Rebeca Andrade.
E para felicidade geral da nação brasileira, na volta após a bandeirada ele ainda empunha uma bandeira brasileira e comove todos os torcedores de Interlagos e do Brasil todo imitando o ídolo de todos nós, inclluindo ele, Hamilton, o saudoso Ayrton Senna.
Num fim de semana perfeito, Hamilton teve seu dia de Ayrton e venceu em casa. Literalmente em casa. E nós brasileiros nos sentimos representados novamente em nosso circuito, a casa de nosso automobilismo que sente saudade de nosso ídolo máximo.