A história do primeiro autódromo brasileiro a sediar corridas da Formula 1 confunde-se bastante com a história da zona sul de São Paulo. Com projeto inicial de 1920, ele seria construído no então município de Santo Amaro, depois anexado por São Paulo na década seguinte.
O nome mais famoso e pelo qual o autódromo é conhecido vem do bairro dos arredores que assim foi batizado, Interlagos, por estar entre os “lagos” da região, as represas Billings e Guarapiranga. O nome oficial é em homenagem ao piloto brasileiro que venceu uma corrida pela Formula 1 em 1975, José Carlos Pace.
Quando inaugurou, em 12 de maio de 1940, o circuito tinha longos 7.960 metros, diminuídos para 7.873 no fim da década de 1970. Mas foi para receber de volta o Grande Prêmio do Brasil de Formula 1 em 1990 que a maior reforma se fez em seu traçado e em suas dependências, passando a ter reduzido o seu percurso para 4.325 metros seguindo as novas exigências da entidade, a FIA. Reforma que teve uma contribuição do maior piloto de automobilismo que o Brasil já teve, Ayrton Senna: a chicane ao fim da reta dos boxes, hoje conhecida como “S do Senna”, foi uma sugestão dele para o novo traçado. O retorno do GP para São Paulo foi um excelente trabalho que envolvia empresas ligadas ao esporte no Brasil e, principalmente, à prefeitura de São Paulo, ocupada na época por Luiza Erundina.
O autódromo foi e ainda é palco de corridas de competições de automobilismo, motociclismo e também de fórmula truck, competição de caminhões. Muitos pilotos já passaram pelo autódromo, muitos vencedores e aqueles que nunca venceram no autódromo.
O maior vencedor de Grand Prix de F1 ainda é o alemão Michael Schumacher com 4 vitórias, seguido de perto por seu compatriota, Sebastian Vettel com 3. Temos os brasileiros Ayrton Senna, Felipe Massa e Emerson Fittipaldi com 2 vitórias cada um e uma vitória para José Carlos Pace, piloto que, como mencionado, dá nome ao autódromo.
São 80 anos de história que marca a cidade de São Paulo e sempre, sempre nos lembrará das corridas das tardes de domingo em que víamos os arrojados pilotos de todo o mundo e nosso maior ídolo do automobilismo, Ayrton Senna do Brasil: no dia em que completou 80 anos, o autódromo inaugurou o mural desenhado e pintado pelo grafiteiro Eduardo Kobra em alusão ao momento do pódio de sua primeira vitória em Interlagos em 1991.