Há 97 anos, aos 26 dias de maio de 1923, foi dada a largada na primeira edição de uma das provas mais tradicionais do automobilismo mundial e da que é considerada a principal prova de endurance (resistência) do Campeonato Mundial de Endurance da FIA (Federação Internacional de Automobilismo: as 24 Horas de Le Mans.
A prova começou a ser projetada 3 anos antes pelo Automóvel Clube do Oeste, na França, justamente para prestigiar e favorecer o desenvolvimento de automóveis naquele país. A corrida é a mais prestigiada e mais antiga prova deste tipo no mundo.
Promovida anualmente desde 1923, teve apenas poucas edições não realizadas: 1936 por causa de uma greve de trabalhadores e de 1940 a 1948 por causa da Segunda Guerra Mundial.
A prova tem disputas em 4 categorias, duas de protótipos em que as montadoras colocam seus carros mais inovadores para a disputa e outras duas de Gran Turismo, uma com pilotos profissionais e a segunda, com amadores.
O maior vencedor da prova é o dinamarquês Tom Kristensen que venceu 9 vezes entre 1997 e 2013 e o segundo maior vencedor é o belga Jacky Ickx que venceu 6 vezes entre 1969 e 1982. Já entre as montadoras a maior vencedoras com 19 postos mais alto do pódio é a Porsche e em segundo a Audi com 13: domínio total dos alemães.
As duas últimas edições foram vencidas pela equipe da Toyota Gazoo Racing que contava com o o campeão de Formula 1, o espanhol Fernando Alonso.
Neste ano de 2020, por causa da pandemia de COVID-19, a prova teve a data alterada do mês de junho para o mês de setembro. Será realizada entre os dias 19 e 20. A corrida contará com seis brasileiros inscritos: Bruno Senna, Pipo Derani, André Negrão, Daniel Serra, Felipe Fraga e Marcos Gomes.